Blog

2021, desafios e conquistas

2021, desafios e conquistas

 

(Atualização 01/02/21, 17h46)
Em 2021 o blog Memórias e Histórias das Homossexualidades estará completando 12 anos de atuação em prol da valorização da memória e história e da preservação dos acervos históricos e culturais da população LGBTI+. Através de suas páginas foi buscada a sensibilização das pessoas LGBTI+ para o fato de que tinham história e poderiam se orgulhar dela, a despeito de serem invisibilizadas pela historiografia de então. 
Em 2009, quando começou, e por vários anos além, o blog era o único espaço onde as pessoas LGBTI podiam ver suas memórias recuperadas e valorizadas. 
Também através de suas páginas, de forma inédita e corajosa, foi denunciada a política nacional de destruição de fontes documentais, analisando em detalhes o caso do Tribunal de Justiça do RJ, resultando em entrevista à página do CLAM, artigo na revista Acervo, do Arquivo Nacional e palestra. Embora as tentativas de ação concertada, via várias entidades e pessoas ocupando cargos de representação/relevância não obtivessem conquistado adesão, na perspectiva da institucionalização de uma política de indexação de acervos e garantia da presença de historiador/a na triagem dos documentos, lutamos o quanto nos foi possível. 
Visibilizamos o quanto pudemos a grave situação, que segue diuturnamente, país adentro, contabilizando destruição de fontes históricas como gestão administrativa exitosa. Também tem sido denunciada a situação do acervo de Clóvis Bornay, se deteriorando pela omissão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e indagada a destinação e situação de vários acervos – tanto de grupos de militância quanto de personagens da cultura bajubá.
Por suas páginas foram divulgados os Roteiros pelos Territórios de Memória e Resistência LGBT (city tour lgbt/walking tour lgbt), iniciados em 2012. 
Também por suas páginas foi anunciada, em junho de 2020, a criação do Museu Bajubá (https://museubajubarj.blogspot.com), ação de patrimonialização e salvaguarda da história desses territórios. Iniciativa que segue se organizando e se expandindo. Contando atualmente com 4 Estações, o novo sítio será divulgado no início de 2021, com o programa de exposições e o seu Plano Museológico.
Em todos esses momentos, agradecemos a sua companhia. Na maioria das vezes de forma silenciosa, mas cujo alcance são perceptíveis de diversas formas (até mesmo na apropriação de fontes e temas sem o devido crédito). 
Esperamos poder contar com você nos desafios, realizações e conquistas que 2021 nos reserva. 
Um ano melhor para toda a humanidade, é o desejo. E, para nós do Brasil, a superação do regime fascista, miliciano, obscurantista. Pela volta da democracia. Pela efetividade das instituições republicanas e pelo cumprimento do ordenamento jurídico pelo Congresso Nacional e pelos tribunais, sobretudo o Superior Tribunal Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal.
Picture of admin

admin

Pesquise por algo no Museu Bajubá

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso, bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.