Equipe

Quem faz acontecer

Diretoria (2022 - 2025)

Rita Colaço

Diretora Presidente

Doutora em História Social e mestre em Política Social pela UFF. Historiadora independente e ativista LGBTI+. 

Área: homo e transexuais. acervos e fontes; patrimônio, cidadania cultural, turismo,  campo judicial.  – Dominação simbólica, processos de estigmatização, proteção social,  resistência; ativismo, sociabilidades, memória, envelhecimento, finitude, territórios, expressões culturais.

Luiz Morando

Diretor Vice-Presidente

Doutor em Literatura Comparada (UFMG), mestre em Literatura Brasileira (UFMG), licenciado em Letras (UFMG).

Voluntário no Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Estado de Minas Gerais (GAPA-MG) entre 1992 e 2014, onde realizou trabalho de educação e prevenção ao HIV/Aids voltado para o público homossexual masculino. Ativista e pesquisador independente sobre memória das identidades LGBTQIA+ de Belo Horizonte, onde constituiu um acervo desde 1989 e desenvolve pesquisa sistemática de recuperação de memória desde 2002.
Criador, com Rodrigo Reis Teixeira, do blog e perfil Resista! Observatório de Resistências Plurais.
Vem publicando artigos em periódicos e livros com o tema de sua pesquisa desde o final dos anos 90. Publicou os livros Paraíso das Maravilhas: uma história do Crime do Parque (2008) e Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte (2020). Cofundador do Museu Bajubá.

Membro da Rede Latino-americana de Arquivos, Museus, Acervos e Investigadores LGBTQIA+ (AMAI-LGBTQIA+).

Iohana Freitas

Diretora Tesoureira

Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio; mestre em História Social e licenciada em história social pela UFF. Atua como professora e pesquisadora na área de Memória, Patrimônio e Diversidade.

Secretarias

Émerson Rossi

É secretário de relacionamento e projetos do Museu Bajubá e coordenador da Estação São Paulo do museu.
Mestrando, licenciado (2017) e bacharel (2016) em Ciências sociais (todos) pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em História da arte pela Universidade Estácio de Sá (2020) e em História do Brasil e Teoria da História pela Faculdade Metropolitana (2022). Está pesquisador colaborador (voluntário) do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI), UFRRJ. Atuando nos seguintes temas: Representações sociais da homoafetividade em artefatos culturais, História da população homossexual, Cultura gay e queer, História do espiritismo no Brasil, Novos intérpretes do Brasil; Memória e trajetória do intelectual e multiartista Darcy Penteado.

Matheus Simões

Secretário de Comunicação no Museu Bajubá, é Mestre em Museus, Educação e Comunicação pela Universidade de Zaragoza e Linguagens Visuais pela UFRJ, possui especialização em Gênero e Sexualidade pelo CLAM/IMS/UERJ. 

Conselho Deliberativo (2022 - 2025)

Bruno Brulon

Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST (2008); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF (2012); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF (2019). Professor Adjunto dos Cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor do quadro permanente da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS (UNIRIO/MAST). Coordenador do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI (desde 2014). Coordenador do Laboratório de Museologia Experimental – LAMEX (desde 2017). Presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM do Conselho Internacional de Museus – ICOM (eleito em 2019). Co-Presidente do Comitê Permanente para a Definição de Museu – ICOM Define (desde 2020). Editor-chefe do periódico ICOFOM Study Series (desde 2019). Editor da revista Museum International do ICOM (desde 2017). Experiência nas áreas de Museologia, Antropologia e História. Pesquisa as relações da Museologia com os movimentos por descolonização, com ênfase nos usos políticos dos museus por grupos sociais subalternizados. Estuda a memória e os museus como direitos humanos analisando as disputas pela cultura que objetivam museus e patrimônios no contexto contemporâneo. Atuando na interface entre a História Cultural e a Antropologia, desenvolve pesquisas sobre as relações sociais e políticas com o passado, com ênfase em abordagens pós-coloniais, na história das relações de gênero e da masculinidade e na história das homossexualidades.

Kyara Almeida

Doutora em História (UFPE), mestre em Sociologia (UFCG), licenciada em História (UFPB). Professora da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC), docente permanente do Programa de Pós-Graduação Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI), compõe o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) ambos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Integra o Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino de Sociologia e Ciências Humanas (CNPq), o grupo de pesquisa Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais/NINET (CNPq), o Grupo Flor e Flor Estudos de Gênero e Sexualidade (CNPq). É membro da Rede Latino-americana de Arquivos, Museus, Acervos e Investigadores LGBTQIA+ (AMAI-LGBTQIA+). Desenvolve e orienta pesquisas sobre Gênero, Sexualidades, Ensino de História, Memórias, Populações do Campos.
 

Paulo Iotti

Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero e em Direito Homoafetivo. Advogado e Professor Universitário. Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero. Integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OABSP. Sócio do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Famílias.

Thiago Soliva

Professor Adjunto (Classe C, Nível 1) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire (CPF) da Universidade Federal do Sul da Bahia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pesquise por algo no Museu Bajubá

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso, bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.