Mapa do Patrimônio

Mapa interativo do patrimônio cultural LGBTI+

Quizila (kijila)

O Museu Bajubá usa a história e a memória como instrumentos de combate. Combatemos o ódio à diferença e as práticas discriminatórias, pesquisando, interpretando e dando a conhecer o nosso patrimônio cultural (art. 216 da Constituição da República). Assim colaboramos para a efetividade da nossa cidadania cultural (art. 5º, inciso LXXIII, Constituição), ao tempo em que promovemos a reparação, a inclusão e o orgulho, estimulando a cultura de respeito e paz.

Por muito tempo a população LGBTI+ esteve invisibilizada ou visibilizada apenas no registro do crime, da doença, do pecado, da imoralidade; como um ser escarnecente, risível, destituído de humanidade. Nem depois de mortos temos paz – ainda hoje assistimos a familiares tudo fazerem para ocultar a orientação sexual e/ou identidade de gênero de parentes LGBTI+ falecidos  Mesmo daqueles que tiveram trajetória de grande ativismo sociopolítico, como Jane di Castro e Darcy Penteado. (Conheça a campanha Dignidade também pós-morte.)

A visualização, em mapa, de nossos territórios de resistência e espaços de memória é, portanto, apenas mais um produto na busca do mesmo objetivo – a promoção da cidadania cultural das pessoas “LGBTI+”. Diferentemente do Museu, porém, seus limites não se restringem às Estações já constituídas – somos gulosas, queremos atender todo o território nacional e, quiçá, todo o planeta! E para causar assim, só mesmo com a colaboração de todas. 

Faça parte dessa ação incrível! Se junte na construção do mapa de nosso patrimônio cultural

Sua história e conhecimento são valiosos e queremos que faça parte do nosso mapa!

Clique na + existente no topo do mapa, à direita, e compartilhe informações sobre locais que você sabe possuem uma história significativa para a população LGBTI+. Pode ser um lugar de encontro, um monumento, um estabelecimento ou qualquer outro local que tenha marcado a nossa história e a cultura.

Certifique-se de fornecer informações detalhadas e precisas, mencionando suas fontes, para que possamos validar e adicionar o local ao nosso mapa com confiança. Sua contribuição ajudará a divulgar e preservar a rica tapeçaria de histórias e memórias de resistência e inventividade de nosso segmento, não apenas no Brasil, mas também no mundo.

+Adicionar
Pesquise por algo no Museu Bajubá

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso, bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.

Adicione um Espaço de Memória

×
×