Há trinta anos, Curitiba inaugurava as Paradas do Orgulho

VIII-EBGL-Curitiba 1995

Por Rita Colaço-Rodrigues*

Há trinta anos, em 31 de janeiro de 1995, pessoas hoje referidas pela sigla LGBTI+ promoveram na cidade de Curitiba aquela que ficou conhecida como a primeira parada do orgulho LGBT.

Organizada no formato de suas congêneres estadunidenses, a parada se realizou “no último dia do VIII EBGL [Encontro Brasileiro de Gays e Lésbicas], ocasião em que é fundada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis”, segundo Luiz Mott em texto justificativo ao seu pedido de tombamento como patrimônio cultural imaterial da cidade de Curitiba.

Ainda segundo o antropólogo, o evento teve a participação “de 40 grupos GLT [de várias partes do país] e mais de 500 participantes”, sendo composto por “dois carros de som, muitos balões e bandeiras com as cores do arco-íris, travestis, drag-queens e transformistas em profusão: concentração na Praça Santos Andrade de Curitiba, percorrendo as ruas principais do Centro, com falações na famosa Boca Maldita”.

No canal do Grupo Dignidade (Curitiba) no YouTube, há um vídeo que registra manifestações e discursos durante o evento. Veja em https://youtu.be/RUbwgmIgnDI?feature=shared

Em 25 de junho de 2024 foi protocolado projeto de lei, pela vereadora Maria Letícia, visando o seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial da cidade.

Não temos notícia se iniciativa semelhante foi buscada junto aos órgãos especializados no reconhecimento e registro do patrimônio cultural no país, em seus três níveis de governo.


* Historiadora.

Referências:

Câmara Municipal de Curitiba. Projeto de lei reconhecendo a parada da diversidade de Curitiba como patrimônio cultural imaterial da cidade de Curitiba https://www.cmc.pr.gov.br/wspl/system/LogonForm.do

Foto: Quadro (“frame”) retirado do vídeo documentário sobre as manifestações por ocasião do VIII EBGL, em Curitiba, 1995, pelo CEDOC LGBTI+ – Centro de Documentação Professor Dr. Luiz Mott, disponível em https://cedoc.grupodignidade.org.br/1-ebgl-aids-8-ebgl/i-encontro-brasileiro-de-gays-e-lesbicas-que-trabalham-com-aids-26-a-27-de-janeiro-de-1995-e-viii-encontro-brasileiro-de-gays-e-lesbicas-28-a-31-de-janeiro-de-1995. Acesso: 31/01/2025.

Pesquise por algo no Museu Bajubá

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso, bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.

Ir para o conteúdo