Miniatura do termo

Miss Travesti Eixo 8 - Breve perfil em homenagem a Sofia de Carlo nos anos 1970

Breve perfil em homenagem a Sofia de Carlo nos anos 1970 –

Sofia de Carlo nasceu em Belo Horizonte, em família de classe média, no dia 21 de setembro de 1947. Com 19 anos, foi coroada Miss Travesti Minas Gerais, em 1966, em evento realizado na boate Cavalo Branco, com a participação de dez candidatas. Desde então, Sofia seguiu em sua trajetória diurna – como cabeleireira e maquiadora, trabalhando em salões que atendiam a elite belo-horizontina – e em sua trajetória noturna – como organizadora de concursos, desfiles, shows e performances artísticas.
A partir de 1967, ela esteve presente (seja na organização ou no corpo de jurados) de todos os concursos de beleza travesti de Belo Horizonte. Alguns recortes de jornais deste eixo demonstram o reconhecimento, o valor e a representatividade que os frequentadores dos eventos sentiam e enxergavam nela. Nos anos 1970, ela ampliará essa força e liderança atuando como diretora artística de algumas casas noturnas, como as boates Anjo Azul e La Rue. Foram de sua iniciativa diversos tipos de eventos noturnos nessas casas e em outras, como show de calouros, festas com noites temáticas, concursos de beleza, desfiles. Simultaneamente, ela estreou ou compôs o corpo artístico de espetáculos, como Travesti não é lixo, é um luxo! (1972) e Les Girls 1979.
Sofia de Carlo prosseguiu atuante na década de 1980, começando a se afastar dos eventos no início dos anos 90. Em 1994, no concurso Miss Beleza Internacional, realizado na boate Hipodromo, em Belo Horizonte, Sofia de Carlo foi homenageada pela sua dedicação e trajetória na noite LGBT belo-horizontina. Em seu discurso, ela agradeceu, lembrou-se do início de sua carreira e mencionou demoradamente o concurso de 1966.
Sofia faleceu em 2006.