Miniatura do termo

Miss Travesti Eixo 6 - Concurso Miss Travesti Minas Gerais 1966

Concurso Miss Travesti Minas Gerais 1966 –

Após muita persistência de pessoas que acabaram sendo submergidas pelo anonimato; na sequência de muita perseguição e humilhação policiais; em seguida a muitas sensações de frustração às vésperas dos eventos desautorizados pela polícia; depois do empenho e prejuízo de muitos recursos financeiros para a realização daquilo que acabou não acontecendo; após uma vivência de clandestinidade e de silêncio para tentar organizar e realizar um desfile ou concurso, acabou se concretizando o concurso Miss Travesti Minas Gerais em Belo Horizonte.
Poucas horas antes do início do concurso, os e as organizadores/as conseguiram a autorização com o delegado de plantão no Departamento de Investigações na noite de 26 de novembro de 1966. O delegado Marum Patrus se dirigiu à boate Cavalo Branco (rua Curitiba, 460) para verificar as condições do local e determinar que não poderia ocorrer desfile em trajes sumários, além de obter o compromisso de as candidatas saírem vestidas à rua como homem ao final do evento. Assim, a partir de uma hora da madrugada de 27 de novembro de 1966, dez candidatas se apresentaram ao concurso: Sofia de Carlo (Belo Horizonte), Erika (Passos), Diva de Windsor (Varginha), Mara (Juiz de Fora), Serena (Santa Luzia), Marilu (Divinópolis), Mireille (Itapecerica), Maria Raquel (Patos de Minas), Silene (Ouro Preto) e uma candidata não identificada pela imprensa representando Uberlândia.
Com 19 anos, Sofia de Carlo foi a vencedora desse primeiro certame, iniciando, a partir daí, uma trajetória de representatividade e liderança entre o público dissidente de sexo e gênero da cidade.
Um fato muito significativo – que aponta para uma rede de comunicação e relações entre dissidentes de sexo e gênero de diversas cidades – foi a apresentação do concurso a cargo de Tony Fernandes, natural de Santos e eleita Miss São Paulo, presente na capital mineira para ajudar a organizar o evento. Mas não apenas com essa tarefa: Tony organizou pelo menos três shows em novembro e dezembro, todos na boate Cavalo Branco, como se poderá ver neste eixo temático.