Miniatura do termo

Miss Travesti Eixo 3 - Shows mais sofisticados com travestis no início dos anos 1960

Shows mais sofisticados com travestis no início dos anos 1960 –

Vale a pena chamar a atenção para três momentos em que a prática da montação começou a ganhar maior notabilidade no Rio de Janeiro, com apresentações em que atuavam grupos de três ou quatro travestis. O primeiro evento a ganhar grande visibilidade (não necessariamente o primeiro a ser apresentado nessa modalidade) foi o Favela em 3-D, que ficou em cartaz na boate Favela, a partir de dezembro de 1960. Quatro travestis compuseram seu elenco: Nádia Kendall, Manon Lascaut, Sofia Loren e Bijou Blanche. O espetáculo era marcado pela sofisticação musical, o requinte do figurino e um tom mais malicioso no texto.
Outro espetáculo foi Vive les femmes, com texto de Mário Meira Guimarães e direção de Carlos Machado. O show estreou na boate Night and Day, em 27 de abril de 1961, e permaneceu cinco meses em cartaz. O show não era exclusivo de travestis, mas Sofia Loren teve destaque garantido, comprovando que já era uma artista com certo grau de atração de público pelo exótico que continha. Tanto foi assim que, com quinze dias de apresentação, Sofia estampava a capa da revista Manchete, de 13 de maio de 1961, e ganhava espaço significativo na reportagem sobre o evento.
Uma espécie de pré-Les Girls foi apresentada entre junho e agosto de 1964, na boate Stop Club, na Galeria Alaska. O espetáculo intitulou-se International Set e contava a história dos amores internacionais de mulheres diferentes. O texto era de Mário Meira Guimarães, com direção de Luís Haroldo e música de João Roberto Kelly. O show era composto pelo seguinte elenco de travestis: Bijou Blanche, Brigitte de Búzios, Manon Lascault, Rogéria, Cravo e Pilhéria, Marquesa, Gigi Saint Cyr, Nádia Kendall e Mamália Rodrigues. Ainda integravam o elenco Carlos Gil e Jerry di Marco.