Roteiro

Os mictórios do Rio sec. XX – Tesão e sociabilidade

O presente Roteiro tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre uma tipologia de território – os sanitários/mictórios públicos. Se nos anos mais recentes o circuito banheirão forma-se por sanitários de shoppings, universidades, terminais de transportes, cinemas etc., até os anos de 1960 havia, espalhados pela cidade, sanitários/mictórios públicos.

Nessas reapropriações, costuma-se ver exclusivamente a prática do sexo fugaz, fisiológico. Mas essa é apenas parte da história. A outra parte (dessa mesma história) você só vai desvendar se acaso se permitir conhecer o percurso expositivo que preparamos. Como sempre, com rigor acadêmico, encantamento e tesão (essa palavrinha que apavora ainda tantas migues).

Neste Roteiro trazemos algumas imagens desses espaços, produzidas por Augusto Malta.