Doutora em História Social e mestre em Política Social pela UFF. Historiadora independente e ativista LGBTI+.
Área: homo e transexuais. acervos e fontes; patrimônio, cidadania cultural, turismo, campo judicial. – Dominação simbólica, processos de estigmatização, proteção social, resistência; ativismo, sociabilidades, memória, envelhecimento, finitude, territórios, expressões culturais.
Doutor em Literatura Comparada (UFMG), mestre em Literatura Brasileira (UFMG), licenciado em Letras (UFMG).
Voluntário no Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Estado de Minas Gerais (GAPA-MG) entre 1992 e 2014, onde realizou trabalho de educação e prevenção ao HIV/Aids voltado para o público homossexual masculino. Ativista e pesquisador independente sobre memória das identidades LGBTQIA+ de Belo Horizonte, onde constituiu um acervo desde 1989 e desenvolve pesquisa sistemática de recuperação de memória desde 2002.
Criador, com Rodrigo Reis Teixeira, do blog e perfil Resista! Observatório de Resistências Plurais.
Vem publicando artigos em periódicos e livros com o tema de sua pesquisa desde o final dos anos 90. Publicou os livros Paraíso das Maravilhas: uma história do Crime do Parque (2008) e Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte (2020). Cofundador do Museu Bajubá.
Membro da Rede Latino-americana de Arquivos, Museus, Acervos e Investigadores LGBTQIA+ (AMAI-LGBTQIA+).
É secretário de relacionamento e projetos do Museu Bajubá e coordenador da Estação São Paulo do museu.
Mestrando, licenciado (2017) e bacharel (2016) em Ciências sociais (todos) pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em História da arte pela Universidade Estácio de Sá (2020) e em História do Brasil e Teoria da História pela Faculdade Metropolitana (2022). Está pesquisador colaborador (voluntário) do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI), UFRRJ. Atuando nos seguintes temas: Representações sociais da homoafetividade em artefatos culturais, História da população homossexual, Cultura gay e queer, História do espiritismo no Brasil, Novos intérpretes do Brasil; Memória e trajetória do intelectual e multiartista Darcy Penteado.
Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST (2008); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF (2012); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF (2019). Professor Adjunto dos Cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor do quadro permanente da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS (UNIRIO/MAST). Coordenador do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI (desde 2014). Coordenador do Laboratório de Museologia Experimental – LAMEX (desde 2017). Presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM do Conselho Internacional de Museus – ICOM (eleito em 2019). Co-Presidente do Comitê Permanente para a Definição de Museu – ICOM Define (desde 2020). Editor-chefe do periódico ICOFOM Study Series (desde 2019). Editor da revista Museum International do ICOM (desde 2017). Experiência nas áreas de Museologia, Antropologia e História. Pesquisa as relações da Museologia com os movimentos por descolonização, com ênfase nos usos políticos dos museus por grupos sociais subalternizados. Estuda a memória e os museus como direitos humanos analisando as disputas pela cultura que objetivam museus e patrimônios no contexto contemporâneo. Atuando na interface entre a História Cultural e a Antropologia, desenvolve pesquisas sobre as relações sociais e políticas com o passado, com ênfase em abordagens pós-coloniais, na história das relações de gênero e da masculinidade e na história das homossexualidades.
Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero e em Direito Homoafetivo. Advogado e Professor Universitário. Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero. Integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OABSP. Sócio do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Famílias.
Professor Adjunto (Classe C, Nível 1) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire (CPF) da Universidade Federal do Sul da Bahia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso, bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.